Quando o fim do ano chega, nós queremos logo partir para as próximas metas, e conquistar mais coisas, certo? Mas sem um balanço, que te ajuda a avaliar o ano que passou, isso pode ser mais difícil, e você pode acabar focando nos pontos errados, ou deixando alguma oportunidade passar.
Por isso, separamos algumas dicas que vão te ajudar a fazer um balanço financeiro, e entender por que isso é tão importante.
Ah, e para te guiar ao longo do ano e com esse conteúdo, confira nosso texto sobre organização das finanças:
Como organizar as finanças do seu negócio de forma fácil.
Antes de tudo, vamos entender o que é esse tal balanço?
O balanço financeiro:
Nada mais é do que um arquivo cheio de anotações e documentos que serve como um “resumo” do ano do seu negócio. Ele é um guia, e ao mesmo tempo um histórico, que te ajuda a organizar a empresa. Pode ser feito em um arquivo no computador, ou em uma pasta com folhas organizadas, se você preferir.
É importante que o balanço financeiro contenha datas, para que você possa voltar nele se precisar encontrar algum documento, nota fiscal, ou descobrir o valor de alguma venda e investimento.
Além da organização, o balanço financeiro também é útil para te ajudar a identificar algumas coisas.
No que investir para o próximo ano?
Através do histórico dos produtos mais vendidos, e os que não tiveram tanta saída, é possível descobrir em quais vale a pena investir, ou seja, continuar a produzir, e quais você precisa reformular ou cortar.
Também é nessa parte da avaliação que você descobre quais foram os melhores ingredientes comprados, e quantas embalagens precisa comprar para que nunca falte, e para que você não gaste além da conta, por exemplo. Então, avalie e anote tudo!
Onde economizar?
Junte todas as contas que você pagou, compare os valores e veja o que é supérfluo, o que é mais barato e o que pode ser dispensado. Através desse histórico e das suas percepções, economizar na produção e no dia a dia do negócio fica mais fácil.
Defina as metas para o negócio!
Agora, é hora de comparar o crescimento do seu negócio ao longo dos meses, descobrir os períodos em que você vendeu mais e menos, e definir as metas para o próximo ano.
Se você percebe que seu maior pico de vendas foi no Dia das Mães, já pode definir metas para essa data, por exemplo: vender 30% mais do que no último ano.
Não esqueça de colocar metas realistas, tá? Trace um plano para chegar lá, vendo o que precisa comprar, onde divulgar e pesquise dicas. Confere esse conteúdo que pode te ajudar:
Datas comemorativas – como vender mais em períodos especiais;
Obrigações e arquivo:
Por último, arquive todos os documentos que você reuniu, anotações, notas fiscais e até mesmo as faturas do ano. Ter tudo ao alcance da mão pode fazer uma enorme diferença para o dia a dia do seu negócio.
E antes de fechar, faça uma lista com as obrigações do próximo ano: contas que você precisa pagar, declarações a fazer, o que precisa comprar, e até uma previsão de salários e produtos, com as quantias que vai gastar. Para ficar mais fácil, divida por meses, e vá anotando.
Assim, seu negócio vai ficar muito mais organizado, e você ainda conta com uma forma de se guiar para alcançar novos objetivos.
Para saber mais sobre empreendedorismo e conferir outras dicas, fique de olho na Kaiambá! Tem alguma sugestão de assunto ou dúvida? Manda pra gente lá no Instagram: @kaiambaembalagens. Até a próxima!
Average Rating