Quando um novo ano chega, muita gente demora a se adaptar às novas datas e à rotina. Por isso, ter um planejamento pode te ajudar a seguir o fluxo e começar a se adaptar ao novo ritmo.
E um planejamento anual não tem que ser complicado! Pelo contrário, ele está aqui para simplificar o seu dia a dia e definir os seus objetivos por partes. Então, neste artigo, nós vamos te ajudar a planejar o seu ano. Vamos lá!
Qual é o seu objetivo?
Antes de começar a traçar um plano, é sempre fundamental saber qual é o objetivo, né? E no caso de quem empreende, ele pode variar muito:
- Aumentar vendas;
- Ganhar mais seguidores;
- Lançar novos produtos;
- Ter uma loja física;
- Expandir o negócio;
- Vender pelo site.
Todo o seu plano vai depender da definição do seu objetivo principal. Claro que você pode ter outros pelo caminho, mas é importante descobrir qual é a sua grande meta, e como os objetivos menores vão te levar a isso.
Como fazer para atingir sua meta?
Se é através de divulgação, lançamento de produtos, pesquisa de público ou simplesmente fazendo o que você já faz, mas para mais pessoas, saber quais são os passos para atingir seu objetivo é fundamental.
Faça uma lista de tudo o que você precisa, anote ideias, promoções que pode fazer, possíveis parcerias, lançamentos, e estipule um tempo, assim, você não deixa nada para fazer em cima da hora.
Qual é o seu prazo?
Alguns planos para atingir um objetivo duram o ano todo, outros, podem ser mais curtos. Você pode se impor uma meta mensal, por exemplo: divulgar para ganhar mais 100 seguidores até o fim do segundo mês.
E até pequenos objetivos quinzenais: comprar 200 unidades de novas embalagens.
Não fique frustrado se não atingir o objetivo completo dentro do prazo, ele é apenas um guia para te manter na direção certa. Além do mais, você conhece o ditado: o importante é chegar lá!
Definir responsabilidades e valores:
Essa é uma das partes mais importantes do planejamento anual. Conferir quanto dinheiro você tem em caixa, quanto pode usar para investir, dividir as tarefas entre seus colaboradores e parceiros e separar suas metas pessoais vai aliviar muito a complicação do ano.
Conhecendo as responsabilidades de cada um, é mais fácil analisar o que já foi feito, e riscar os compromissos. Se você está sozinho nessa, defina suas tarefas.
Ah, e não esqueça de anotar momentos de descanso e dias de folga! Ter um horário para começar a trabalhar, e um para terminar, é fundamental para guiar o seu negócio e colocar prazos em cada serviço.
Fique de olho no calendário!
Com isso, é importante ter um calendário bem definido. As datas comemorativas – principalmente as mais importantes para o seu negócio – devem estar bem demarcadas. Marque uma contagem para elas com antecedência.
Por exemplo: se você vende muito na Páscoa, vale colocar lembretes em janeiro, fevereiro e março, marcando quantos dias faltam até lá. Assim, você vai saber quando começar a divulgar ou comprar embalagens.
No calendário também marque os dias em que você não trabalha, cursos, pequenas metas e coisas de que precisa se lembrar, como reposição de materiais.
Uma dica extra: ter um calendário pessoal, e um profissional, pode te ajudar a manter seus dois lados equilibrados. Afinal, o tempo para você é muito importante!
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Por que começar a planejar Páscoa?
Lojinha no Instagram – Como arrumar o seu perfil para vendas;
Como organizar as finanças do seu negócio de forma fácil.
Para conferir mais dicas e contar com aquela ajudinha já sabe: fique de olho na Kaiambá. Sucesso no seu ano e conta com a gente!
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